Consultoria Jurídica Empresarial: Qual a Sua Importância Nos Dias de Hoje e Quando Devo Contratar?

Para garantir o sucesso da empresa, o empreendedor deve ter atenção a diversos detalhes. Desde a montagem da empresa até a contratação dos funcionários, o empresário precisa acompanhar os processos e buscar a melhor maneira de gerí-los.

Um dos detalhes que devem ser observados com atenção e, que no final das contas, não é apenas um detalhe, é a parte legal da empresa. Um empreendedor de sucesso garante que a empresa funcione de forma legal, evitando futuros problemas.

Mas nem todas as pessoas dão importância a questões legais até que elas apareçam a nossa porta.

Por isso, preparamos este artigo para que você, empreendedor, saiba qual a importância da consultoria jurídica empresarial nos dias de hoje e quando deve contratá-la.

Consultoria Jurídica Empresarial: qual a sua importância nos dias de hoje

Por que é importante ter uma Consultoria Jurídica?

O profissional de Direito irá conduzir a consultoria jurídica empresarial, mantendo os processos da empresa de acordo com as leis brasileiras. Geralmente, esse profissional é um advogado especializado em Direito Empresarial.

A consultoria jurídica é importante em diversos aspectos, principalmente, para trabalhar de forma preventiva.

Esses são alguns aspectos em que a consultoria jurídica empresarial é importante:

  • Abertura da empresa;
  • Contrato societário;
  • Contratos com fornecedores;
  • Leis Trabalhistas;
  • Planejamento Tributário;
  • Transações Internacionais;
  • Fusões e Aquisições.

Dessa forma, podemos ver que a empresa possui diversos processos que necessitam de uma atenção jurídica.

Qual é o custo-benefício de contratar uma consultoria jurídica empresarial?

Contratar uma consultoria jurídica empresarial faz com que o empresário evite gastos desnecessários, já que a consultoria trabalha na prevenção. Ou seja, trabalha evitando que problemas legais afetem o funcionamento da empresa.

Gastos com ações jurídicas são bastante altos e podem trazer prejuízos enormes para a empresa. Então, ter uma advocacia preventiva reduz despesas desnecessárias.

Além disso, ter um advogado assessorando a empresa em seus processos, faz com que a credibilidade do negócio aumente, tornando a relação entre empresa e funcionários/fornecedores, amenizando problemas e desavença entre as partes.

Por isso, contratar uma consultoria jurídica empresarial é um investimento para toda empresa.

Quando devo contratar uma consultoria jurídica empresarial?

Muitos empresários só procuram ajuda jurídica quando estão passando por algum problema legal, porém, essa não é a maneira correta e nem o momento ideal para contratar uma assessoria jurídica.

Uma consultoria jurídica empresarial é uma ação preventiva. Então, o melhor momento para contratá-la é a partir do início. Dessa maneira, o empreendedor deve procurar uma consultoria jurídica desde a concepção da ideia.

Pois, o advogado terá um papel fundamental na fase inicial da empresa, como na abertura da empresa, na proteção da propriedade intelectual da marca e no contrato societário.

Assim, vemos que o empresário deve ter como um dos passos iniciais, a contratação da assessoria jurídica empresarial.

Conclusão

Como vimos, ter uma consultoria jurídica para a sua empresa é muito importante e precisa ser vista como um investimento e uma proteção ao seu patrimônio.

Independente do tamanho da sua empresa, a consultoria jurídica é essencial para o desenvolvimento sustentável da sua empresa.

Para contratar a sua assessoria jurídica, procure profissionais que se identifiquem com a maneira que a sua empresa trabalha, com a sua gestão empresarial.

Procure escritórios e profissionais confiáveis e com boas recomendações. Afinal, a presença do advogado na sua empresa será constante, então, ele precisa se dar muito bem com a sua equipe e se sentir à vontade na sua empresa.

2018-10-30T16:05:15+00:00