Como evitar processos judiciais na sua empresa com 03 passos simples

Na gestão de uma empresa, existem diversos problemas que podem se transformar em futuros processos judiciais.

Algumas ações, como ações trabalhistas ocupam muito tempo do empresário e aumentam as despesas desnecessárias, por falta de planejamento e prevenção.

Para ilustrar como essas ações judiciais estão presentes nas rotinas das empresas, só em 2018, foram mais de 700 mil novas ações trabalhistas abertas contra empresas.

Sabendo disso, um gestor empresarial deve saber quais as maneiras para evitar processos judiciais e garantir que a sua empresa foque no que realmente importa, evitando desgaste de tempo e dinheiro.

Neste artigo, preparamos algumas dicas para você, empresário ou gestor, saber como evitar processos judiciais no seu negócio. Separamos 03 passos para sua empresa seguir e evitar problemas com a justiça.

Como evitar processos judiciais na sua empresa

via unsplash

#1 Contrate uma Assessoria Jurídica

A contratação de uma Assessoria ou Consultoria Jurídica para auxiliar os processos da empresa talvez seja o passo mais importante para a prevenção de ações judiciais.

Já falamos em nosso blog,  sobre as vantagens de contratar uma Assessoria Jurídica para a sua empresa. E, reforçamos agora, que a contratação de um time de advogados é essencial para manter a empresa longe de problemas com a justiça.

A Assessoria Jurídica auxiliar diversos setores da empresa, desde a contabilidade, com um Planejamento Tributário até a o setor de Marketing com proteção à marca, patente e direitos autorais.

A Assessoria Jurídica dará todo o suporte legal para a empresa realizar seus processos de forma correta, contribuindo para a eficiência da empresa para alcançar o seu objetivo.

#2 Ofereça um ambiente saudável aos seus colaboradores

Os processos trabalhistas são os que mais afetam as empresas brasileiras. Para evitar esse tipo de ação judicial, é importante trabalhar políticas internas para oferecer um ambiente saudável aos colaboradores.

Realize o Endomarketing (marketing voltado para a comunicação interna) através de ações, ofereça um plano de carreiras, cursos e benefícios para os seus funcionários. Busque sempre o reconhecimento dos seus colaboradores através de feedbacks e muito mais.

Torne a comunicação entre eles e os gestores mais fácil e direta.

Siga as leis trabalhistas na hora da contratação, procure estar sempre tratando os assuntos trabalhistas de forma legal.

Outro ponto importante, em relação aos funcionários, é a realização de acordos trabalhistas. Ao demitir, procure sempre acertar os pontos de forma legal e que seja justo para ambas as partes.

Procure, também, acordos coletivos junto aos sindicatos que oferecem maior flexibilidade.

Dito isso, é importante sempre ficar atento às necessidades dos seus colaboradores. Nada é melhor para o funcionamento da empresa do que a satisfação dos seus funcionários.

#3 Confeccione todos os contratos de forma legal

Um dos grandes problemas que podem se transformar em ações judiciais é a forma que a empresa realiza contratos com fornecedores.

Muitas empresas confeccionam contratos boca a boca, apenas com um aperto de mão. Outras não se atentam às cláusulas e isso pode prejudicar a relação com o fornecedor.

É importante que os contratos sejam confeccionados de forma legal com o suporte da Assessoria Jurídica.

É importante para a manutenção da empresa que todos os tipos de contratos e parcerias sejam formalizados e acompanhados por um time legal.

Como vimos, é possível evitar processos judiciais na sua empresa, através de algumas medidas, como as que citamos acima.

Dessa maneira, você poderá focar no crescimento da empresa, trabalhando de forma preventiva, canalizando as energias em processos que realmente importam para a empresa.

2018-10-30T15:36:08+00:00