Advogado Para Pequenas Empresas: 04 Motivos Para Contratá-los

Você acha que contratar advogados é privilégio das grandes empresas? Está na hora de mudar o seu pensamento! Conheça os motivos para contratar advogados para pequenas empresas!

A falta de planejamento é um dos grandes motivos que levam as empresas à falência. Seja planejamento financeiro, estratégico, operacional ou até mesmo jurídico.

Não ter um planejamento jurídico pode trazer diversos problemas à empresa. E, ao contrário do que muitos pensam, pequenas empresas também precisam estar prevenidas juridicamente.

Leis trabalhistas, patentes, código do consumidor e tributação são alguns pontos que a assessoria jurídica pode contribuir dentro de uma pequena empresa.

Mesmo que o seu negócio seja uma mercearia ou uma pequena lanchonete, você precisa obter licenças e alvarás, que podem ser conduzidas de uma forma preventiva por um advogado.

O empresário precisa ter em mente que um advogado é um parceiro de negócio essencial para a estrutura da empresa, sendo um investimento para a pequena empresa.

Poderíamos elencar diversos motivos pelo qual sua empresa deveria contar com o apoio constante de um advogado, contudo ficaria um texto extenso e até chato de ler .

Por esse motivo escolhemos 04 motivos para contratar um advogado para pequenas empresas para que você saiba a importância desse profissional e como ele pode contribuir para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio.

Advogado Para Pequenas Empresas

via: unsplash

1. Redução de riscos

É necessário deixar para trás a visão de que o advogado deve apenas atuar de forma corretiva.

O papel da assessoria jurídica é prevenir!

Trabalhar junto a um advogado, diminui os riscos da empresa em ter problemas legais. Pois, os advogados para pequenas empresas avaliam o que não está em conformidade com a legislação  fazendo levantamento de todos os riscos que podem ser gerados para sua empresa ,apresentado todos os eventuais custos que podem ser gerados pelo não cumprimento de uma determinada legislação , bem como apresentando soluções para as inconformidades apuradas.

Ao contar com  um advogado assessorando diariamente seu empreendimento, você será capaz de conhecer melhor os riscos e se preocupar efetivamente com a gestão do seu Negócio.

Além disso ao manter toda sua pequena empresa auxiliada por um advogado, reduz consideravelmente  a probabilidade de ações judiciais movidas contra sua empresa, bem como faz com que sua empresa esteja devidamente preparada caso seja alvo de algum processo ou fiscalização .

2. Maior segurança

Contratar um advogado para pequenas empresas contribui para aumentar os níveis de segurança dentro do negócio.

Ao contratar um advogado ele poderá dá suporte para que o regimento interno da empresa seja devidamente  pautado na legislação de forma que o mesmo seja válido, para que assim possa ser cobrado o cumprimento de forma efetiva das normas internas, tanto  por seus colaboradores como por seus fornecedores ou prestadores de serviços .

Outro ponto bastante importante, que traz segurança para o empresário, fornecedores e empregados, diz respeito aos contratos.

Em muitas empresas, os contratos não recebem devida importância. Principalmente nas pequenas empresas, que muitas vezes, não formalizam contrato, baseando-se na confiança para com a outra parte envolvida.

Porém, os contratos podem tornar-se um ponto fraco para a empresa, trazendo prejuízos financeiros e legais.

Todos os contratos assinados pela empresa, seja com cliente , com fornecedor ou com colaboradores, devem ser assessorados por um advogado. Para que o mesmo não venha causar prejuízos às partes.

Contratos mal redigidos , ou retirados de sites de pesquisa, não possuem todos os termos necessários para resguardar sua empresa, esses contratos podem causar prejuízos imensuráveis para sua empresa, pois a ausência de uma cláusula pode por exemplo tornar aquele contrato inválido ou inexigível.

O advogado é o único profissional habilitado para confeccionar um contrato que de fato vá resguardar os direitos de sua pequena empresa.

3. Finanças

Prevenindo a sua empresa de erros, você vai evitar pagar multas, juros, despesas desnecessárias. Aumentando o faturamento do seu negócio.

Quando uma empresa conta com uma assessoria constante de um advogado ela reduz consideravelmente seus gastos com multas de fiscalização, gastos com pagamentos de tributos errados e até mesmo processos.

E como já  abordamos anteriormente, o advogado é um parceiro da sua pequena empresa, e ao contar com ele diariamente, corrigindo falhas, acertando questões , apresentando risco, sua empresa não terá uma economia apenas  pela redução de erros que geram multas ou autuações , você terá uma economia na própria contratação de um advogado .

Pois , contratar um advogado de forma pontual, para resolver o problema que já se instaurou, é muito mais  oneroso do que ter um advogado trabalhando continuamente para a empresa e auxiliando em sua rotina.

Atuar na prevenção é muito mais econômico para sua empresa, e uma prevenção só será efetiva se você contar com um advogado para fazê-la diariamente , o que sairá muito mais barato do que esperar um processo chegar ou uma autuação de órgão fiscalizador acontecer .

4. Proteção do patrimônio

Ao montar um negócio, o empresário deve ter em mente que as relações societárias precisam estar bastante esclarecidas. É aí que entra o advogado!

A advocacia para pequenas empresas também auxilia na proteção do patrimônio dos sócios.

O patrimônio pessoal dos sócios também pode está em jogo quando a empresa está envolvida em ações jurídicas ou tributárias.

Dessa maneira, para que os sócios estejam resguardados quanto ao patrimônio, é fundamental a assessoria jurídica.

Todos esses motivos tornam essencial a contratação de um advogado para pequenas empresas, permitindo que os colaboradores e proprietários foquem em questões que realmente importam. Seu Negócio!

Dessa maneira, a empresa está dando um passo importante para o sucesso! Por isso, seja um empresário com visão de futuro e busque sempre estar prevenido, antevendo riscos e pronto para gerir qualquer crise!  

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.

 

2018-10-30T15:10:50+00:00